LCDPR 2020: os principais erros no arquivo .txt e como solucioná-los

Durante a escrituração do LCDPR alguns erros podem ser cometidos que impedem o envio do arquivo .txt para a Receita Federal. Tais erros precisam ser corrigidos para um envio correto, mas nem sempre eles são fáceis de serem decifrados. Por conta disso preparamos uma lista com os erros mais comuns que ocorrerem entre os contadores e a solução para cada um. Confira:

Tipo de exploração de imóvel

Dois erros podem surgir de um cadastro de imóvel preenchido incorretamente no LCDPR, e o primeiro deles refere-se ao tipo de exploração do imóvel.

O layout 1.3 disponibiliza 6 tipos de exploração de imóveis rurais para cadastro no LCDPR, eles são:

1 – Exploração individual

2 – Condomínio

3 – Imóvel arrendado

4 – Parceria

5 – Comodato

6- Outros

Devemos observar que o único tipo de exploração em que podemos citar somente um produtor rural é o tipo 1 – Exploração individual, pois quando tivermos 2 – Condomínio ou 4 – Parceria, teremos que informar os demais condôminos ou parceiros que exploram as outras partes percentuais do imóvel. Já quando informamos 3 – Imóvel arrendado ou 5 – Comodato, devemos citar o CPF/CNPJ que está cedendo a área, sendo o Arrendador ou Comodante. O tipo 6- Outros não é especificado, porém, também não é validada a informação de somente 1 produtor rural.

O segundo erro que pode ocorrer no cadastro de imóveis é citar percentual de exploração diferente de 100%. Mesmo que o produtor declarante do LCDPR explore um percentual pequeno de área, por exemplo, de 5%, é obrigatório citar quem são os CPF/CNPJ que exploram os 95% restantes.

Conta bancária

O erro mais difícil de identificar a origem no LCDPR é relacionado ao cadastro de Contas Bancárias. Como observado na imagem abaixo, o primeiro erro cita a falta de registro do bloco 0050, porém aparecem logo abaixo mais dois erros que não seriam de fácil solução.

CPF/CNPJ inválido

Caso seja cadastrado um CPF/CNPJ incorreto ou incompleto no arquivo .txt, ele resultará em erro na linha do lançamento. A única forma de corrigir este erro é buscar o CPF/CNPJ correto e corrigir em todos os lançamentos onde há erro.

Uma das vantagens do sistema da Farmcont é evitar tais erros, pois todos os campos que contém CPF ou CNPJ são validados já no sistema. Além disso, utilizando nosso Monitor Fiscal, estes dados são cadastrados automaticamente.

Deixe seu comentário