Plano de contas no LCDPR

O livro caixa é uma exigência do fisco para os produtores rurais que exploram a atividade como Pessoa Física com faturamento maior que R$ 142.000,00. Os contadores estavam habituados a realizarem a escrituração no programa Atividade Rural – AR, disponibilizado pela Receita Federal, que possui um plano de contas completo para diversos tipos de exploração.

Alguns contadores ainda contavam com a opção de escriturar o Livro Caixa do produtor rural nos sistemas contábeis tradicionais, a que tinham acesso. Estes sistemas são bastante personalizáveis, com a opção de inserir planos de contas diversos.

Com o surgimento do Livro Caixa Digital do Produtor Rural – LCDPR, muitos sentiram falta de um plano de contas como o do AR. Isso aconteceu porque o layout disponibilizado pela Receita Federal não continha um plano de contas, somente uma Classificação.

Essa classificação é composta por somente 3 itens:

1 – Receita da Atividade Rural

2 – Despesa de custeio e investimentos

3 – Receita de produtos entregues no ano referente a adiantamento de recursos financeiros

A simplicidade é uma vantagem para os produtores e contadores que desejam somente cumprir a obrigação fiscal, porém, não é possível gerar relatórios gerenciais a partir dos dados.

Para os produtores que necessitam de outros tipos de informações ou solicitam uma contabilidade mais completa, esta tentativa de facilitar a escrituração se tornou um empecilho para os contadores.

Caso o sistema escolhido para realizar a escrituração do LCDPR não permita um plano de contas vinculado a classificação padrão, o contador teria que escriturar em 2 sistemas para cumprir a obrigação fiscal e gerar informações gerenciais.

Conte com a Farmcont!

No sistema da farmcont você pode vincular um plano de contas de sua escolha, classifica-lo nas Receitas e Despesa padrão, ou ainda, utilizar a classificação “0 – Sem movimentação fiscal”. Esta opção é útil para que sejam lançadas despesas que não são dedutíveis conforme o regulamento do IFPR, mas impactam no resultado da atividade rural.

Deixe seu comentário