Com a nova obrigação fiscal da Receita Federal, muitos contadores estão com dificuldades em escriturar o LCDPR nos softwares contábeis empresárias. Por isso, a Farmcont tem um software voltado para o livro caixa.
Veja como pode ser simples e seguro escriturar o Livro Caixa Digital do Produtor Rural
Passo 1 – Cadastrar os dados
O primeiro passo é cadastrar as informações do produtor rural, suas propriedades e as contas bancárias utilizadas na atividade rural.
Os produtores rurais que não exploram os imóveis individualmente devem preencher o cadastro de terceiros com os dados das partes que exploram o imóvel em conjunto, sendo elas Pessoas Físicas ou Jurídicas.
Para cada imóvel que envolve um ou mais terceiros, deve ser informado o tipo de exploração e citados os terceiros, pelo seu nome ou razão social, CPF ou CNPJ e o percentual de exploração no imóvel.
Passo 2 – Incluir os Certificados
O segundo momento é incluir o certificado A1 de cada produtor rural, assim o monitor fiscal irá baixar as notas fiscais de entrada automaticamente e sem manifestação. Todos os dados necessários para a escrituração do LCDPR que constam no documento fiscal são preenchidos automaticamente.
Passo 3 – Escriturar
Com as notas fiscais no monitor chegou o momento de escriturar. Você terá que preencher somente os dados que não constam no documento fiscal e que são exigidos no LCDPR: Tipo de lançamento, Conta movimento, Imóvel e Data de pagamento.
Você pode fazer lançamentos manuais para lançamentos de folha de pagamento, pagamento de tributos, entre outros.
Passo 4 – Emitir os relatórios
Emita relatórios de conferência que gerem informações gerenciais com facilidade.
Passo 5 – Gerar o LCDPR
Pronto, agora é só gerar o arquivo TXT e enviar para o validador do portal e-CAC.
A Farmcont proporciona que você escriture o livro caixa de forma fácil e segura. Agende uma demonstração.