Como escriturar o LCDPR na Farmcont: passo a passo

Com a nova obrigação fiscal da Receita Federal, muitos contadores estão com dificuldades em escriturar o LCDPR nos softwares contábeis empresárias. Por isso, a Farmcont tem um software voltado para o livro caixa.

Veja como pode ser simples e seguro escriturar o Livro Caixa Digital do Produtor Rural

Passo 1 – Cadastrar os dados

O primeiro passo é cadastrar as informações do produtor rural, suas propriedades e as contas bancárias utilizadas na atividade rural.

Os produtores rurais que não exploram os imóveis individualmente devem preencher o cadastro de terceiros com os dados das partes que exploram o imóvel em conjunto, sendo elas Pessoas Físicas ou Jurídicas.

Para cada imóvel que envolve um ou mais terceiros, deve ser informado o tipo de exploração e citados os terceiros, pelo seu nome ou razão social, CPF ou CNPJ e o percentual de exploração no imóvel.

Passo 2 – Incluir os Certificados

O segundo momento é incluir o certificado A1 de cada produtor rural, assim o monitor fiscal irá baixar as notas fiscais de entrada automaticamente e sem manifestação. Todos os dados necessários para a escrituração do LCDPR que constam no documento fiscal são preenchidos automaticamente.

Passo 3 – Escriturar

Com as notas fiscais no monitor chegou o momento de escriturar. Você terá que preencher somente os dados que não constam no documento fiscal e que são exigidos no LCDPR: Tipo de lançamento, Conta movimento, Imóvel e Data de pagamento.

Você pode fazer lançamentos manuais para lançamentos de folha de pagamento, pagamento de tributos, entre outros. 

Passo 4 – Emitir os relatórios

Emita relatórios de conferência que gerem informações gerenciais com facilidade.

Passo 5 – Gerar o LCDPR

 Pronto, agora é só gerar o arquivo TXT e enviar para o validador do portal e-CAC.

A Farmcont proporciona que você escriture o livro caixa de forma fácil e segura. Agende uma demonstração.

Deixe seu comentário