Home Office contábil: veja algumas dicas para otimizá-lo

O trabalho na modalidade Home Office não é novidade, entretanto, na contabilidade, não consumava ser uma prática usual. Com a pandemia da COVID-19 em 2020, as medidas de isolamento social impediram que as pessoas se deslocassem ao trabalho no país todo.

O setor contábil foi muito afetado por esta determinação, pois apesar de muitas empresas terem deixado de operar no período, a atividade contábil teria de continuar para que não fossem gerados prejuízos ainda maiores. A solução encontrada por muitos foi a adoção do Home Office.

Os empresários contábeis tiveram de se adaptar rapidamente à situação. Para que as obrigações e prazos fossem cumpridos, foi preciso alterar a logística de trabalho. Para ajudar você, separamos algumas dicas para otimizar o Home Office do seu escritório:

1 – Horário de trabalho

Determine se o período de trabalho seguirá o mesmo do trabalho presencial ou se o colaborador poderá flexibilizar seu horário. No caso da flexibilização, certifique-se de que as atividades deste trabalhador não envolvem interação com pessoas ou empresas que poderão seguir outro horário de trabalho. Um reflexo da flexibilização pode ser aumento no rendimento, visto que algumas pessoas preferem trabalhar à noite, e não teriam essa oportunidade no trabalho presencial;

2 – Gestão de atividades e prazos

Sendo o Home Office mais flexível, um risco que se corre é de que as pessoas se percam por não estarem seguindo a rotina usual. Certifique-se de que todos tem conhecimento das atividades que precisam realizar e mais importante ainda: os prazos. Quando falamos em contabilidade, sabemos que a perda de um prazo pode acarretar grandes perdas, portanto, tenha um método para garantir que todos os prazos sejam cumpridos;

3 – Segurança de dados

No trabalho presencial o ambiente é controlado, geralmente existe um servidor da empresa e os computadores pertencem ao escritório. Fora dele, provavelmente grande parte dos documentos que antes eram físicos, agora são enviados por meios digitais. Para preservar a segurança dos dados de seus clientes, opte por um sistema na nuvem. Dessa forma, mesmo que o colaborador utilize um computador pessoal, os dados dos clientes continuarão seguros;

4 – Sistema na nuvem

Opte por utilizar sistemas na nuvem, assim, os colaboradores podem trabalhar de qualquer lugar, sem a necessidade de instalar os sistemas em cada computador. A Farmcont é um exemplo de sistema na nuvem, que conta ainda com o Monitor Fiscal.

Com o Monitor fiscal da Farmcont, você tem acesso aos documentos fiscais emitidos contra o CPF/CNPJ do seu cliente no dia de emissão. Dessa forma, o cliente só precisa enviar a comprovação de pagamento ao escritório por meios digitais.

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