4 Estratégias de relacionamento com os clientes da contabilidade rural para você começar hoje

Implementar estratégias de relacionamento com os seus clientes é um investimento que seu escritório estará fazendo a longo prazo. Quando mais próximo deles e de suas rotinas contábeis, mais fácil será o trabalho dentro do escritório. 

Entretanto, quando falamos de contabilidade rural sabemos que junto vem os os desafios do relacionamento com um cliente que às vezes mora muito longe do escritório e que possui negócios em diferentes cidades. Por isso, preparamos esse artigo com 4 estratégias de relacionamento para você começar hoje mesmo.

1. Esclareça as obrigações fiscais

Se para os contadores já está sendo complicado acompanhar as mudanças dos últimos anos em relação às obrigações fiscais da atividade rural, para os produtores é ainda pior, porque a prioridade deles é dedicar-se às propriedade. Então, ajude seu cliente esclarecendo todas as obrigações que ele terá no ano-calendário e quais são seus prazos. 

Você pode preparar um e-mail ou mensagem de whatsapp contendo as obrigações e suas periodicidades, principalmente para os novos clientes. Vale apenas incluir quais documentos ele vai precisar de entregar para cada obrigação. 

2. Combine entrega periódicas de documentos e relatórios

Obrigações fiscais como o Imposto de Renda ou LCDPR são entregues anualmente, no entanto precisam de uma apuração das movimentações de todo ano-calendário. Comprovantes de pagamento são comuns de serem perdidos e acabam dificultando o trabalho no escritório. Combine uma periodicidade de entrega, preferencialmente que seja mensal. 

Caso fique difícil para o seu cliente ir até o escritório, você pode, por exemplo, incluir na precificação dos seus serviços o custo de uma pessoa ir até a fazenda buscar os documentos. 

3. Utilize a tecnologia a seu favor

A tecnologia no campo já é realidade e você pode utilizar ela a seu favor. Com a internet, por exemplo, é possível que seu cliente envie as comprovações por e-mail. 

Você pode, também, compartilhar os materiais da Farmcont, que explicam sobre as obrigações fiscais da atividade rural, esclarecem as novidades da contabilidade rural, entre outros. Além disso , tudo explicado em detalhes para facilitar a compreensão.

4. Contabilidade consultiva

Entregue além das obrigações fiscais, construa um relacionamento de confiança com relatórios da situação financeira das propriedades. Por exemplo, agende reuniões presenciais ou virtuais e apresente, junto aos relatórios, possíveis decisões que o produtor rural pode tomar para melhorar seus resultados financeiros. 

Você viu nesse artigo algumas estratégias para estabelecer um relacionamento com seus clientes e melhorar a confiança do seu trabalho e minimizar os erros. Queremos que você tenha um escritório de contabilidade rural que gere resultados reais! Conte com a Farmcont para isso.

Deixe seu comentário