Contabilidade Online e Contabilidade Digital

A pandemia da COVID 19 em 2020 fez com que a rotina de todos mudasse, inclusive na vida profissional. Muitas empresas não puderam trabalhar presencialmente, o que motivou duas situações: o trabalho teria de parar ou continuar na modalidade “Home office”.

Nesse sentido, os serviços prestados pelo setor contábil também mudaram. Um processo que parecia muito simples, como a empresa enviar o malote com os documentos físicos do período para o escritório, que designaria aos setores responsáveis, se tornou um desafio logístico.

As empresas contábeis que não haviam digitalizado seus processos mais importantes tiveram dificuldades com essa mudança, pois é muito comum a utilização de computadores desktop e ERPs que dependem de uma conexão por rede com o servidor armazenado no escritório.

Para não deixar de operar, muitas empresas tiveram que acelerar o processo de digitalização na prestação do serviço.

Com as recentes mudanças, muito se fala em Contabilidade Digital e Contabilidade Online, mas diferente do que se deduz, elas são modelos de negócios diferentes.

Contabilidade Online

A Contabilidade Online surgiu por volta de 2012 e consiste em um sistema automatizado de contabilidade. O serviço de baixo custo promete facilidade, rapidez e propõe realização das obrigações fiscais, porém possui muitas limitações. Dessa forma, não há interação entre cliente e contador. Basta que o cliente insira os dados no sistema e são relatórios, demandas contábeis, fiscais e obrigações acessórias.

Contabilidade Digital

Já a Contabilidade Digital busca gerar valor no serviço contábil utilizando-se de diversas tecnologias. O objetivo é desburocratizar e otimizar processos. Torna a comunicação ágil e a relação entre contador e cliente mais dinâmica e focada em resultado.

Com as diversas tecnologias existentes no mercado, tarefas são automatizadas, garantem informações precisas e integram dados de diversos sistemas. Assim, o contador tem acesso a elementos do cliente cada vez mais completos e confiáveis.

Dessa forma, ao utilizar-se da tecnologia é gerado otimização de processos e garantia de precisão das informações. Acima de tudo, o contador se torna peça fundamental, sendo o profissional que tem as ferramentas e informações necessárias para direcionar o crescimento dos negócios de seus clientes.

Deixe seu comentário