Mudanças e novidades no agronegócio que todo contador precisa saber!

Não é segredo que o agro, há um bom tempo, está puxando a locomotiva brasileira. Ao passo que é uma indústria a céu aberto, é também uma indústria que nunca para, independente dos “novos normais”.

Para isso, muitos setores ligados ao produtor como, por exemplo, os escritório de contabilidade precisam estar em linha com essa dinâmica: o agro não para, logo, os serviços ligados a ele também não podem parar.

Ao que interessa! Preparamos esse post para citar algumas particularidades desse setor tão relevante e elencamos 4 mudanças e novidades no agronegócio impostas pelo cenário que estamos passando e o que o contador precisar saber sobre o agronegócio:

1. A “digitalização” do agro é um processo em aceleração!

É muito comum ver o produtor conectado, ainda mais em tempo de pandemia. Seja para ver a cotação do soja, ver a previsão do tempo (cinco vezes ao dia) ou até mesmo para comprar insumos para lavoura. Com sua contabilidade não é diferente, o produtor poder consultar sua movimentações, notas e obrigações em tempo real é uma realidade que seu escritório não pode ignorar!

2. A contabilidade rural está em plena expansão!

Como você sabe, a “régua” da RFB vem baixando para uma série de obrigações fiscais complexas ligadas ao agro como, por exemplo, o já conhecido LCDPR e a NFP-e. Ou seja, em pouco tempo um número muito maior de produtores estarão obrigados a declararem deu Livro Caixa de forma digital e a emitirem sua notas de forma eletrônica. O seu escritório está preparado para essa oportunidade?

3. Tecnologia e produtividade

Com a tecnologia empregada na agricultura e com a democratização da informação, o produtor rural está cada vez mais especialista no que ele faz de melhor: produzir. Esse movimento vem ganhando cada vez mais força, trazendo uma grande oportunidade para diversos prestadores de serviços do setor, e a contabilidade rural não é uma exceção. Os contadores são os responsáveis por entregar com a mesma eficiência que os produtores produzem, uma contabilidade inteligente.

4. Desconfiança e insegurança

Nem tudo são flores em um processo de digitalização acelerada como a que o agro vem passando. Existe algo que, infelizmente, está cada vez mais presente: a desconfiança. O excesso de oferta de serviços, muitas vezes aquém do que prometem, torna isso inevitável. Portanto, ser digital é um diferencial, mas estar perto do produtor em uma relação de confiança é uma obrigação. Para isso, nada melhor que uma contabilidade diferenciada: eficiente, inteligente e, principalmente, próxima do produtor. Foi dessa forma que pensamos a farmcont: para conectar a contabilidade ao campo.

Software completo para o LCDPR

Deixe seu comentário