Por que você realmente precisa de um software de contabilidade rural?

Os contadores e produtores rurais foram surpreendidos em 2019 com a exigência do Livro Caixa Digital do Produtor Rural (LCDPR). A novidade ocasionou algumas mudanças na maneira de fazer a escrituração da atividade rural. Como resultado, os escritórios começam a ter a necessidade de software de contabilidade rural.

Primeiramente, os produtores que faturaram mais de R$ 7,2 milhões em 2019 tiveram que fazer a entrega do LCDPR no período da declaração de IRPF 2020. Para o ano de 2020, a régua baixou para R$ 4,8 milhões. Nesse sentido, muitos contadores perceberam que seu software ou mesmo o “Atividade Rural” da Receita Federal não atenderia a demanda para o LCDPR próximo ao prazo e tiveram problemas para enviar.

As maiores dificuldades encontradas pelos contadores ao completar os lançamentos contábeis para gerar LCDPR foram os CNPJ/CPF dos participantes da operação e a identificação da conta por onde transitou o recurso.

Software  empresarial x rural

Os sistemas contábeis tradicionais têm por foco a contabilidade empresarial, que possui cada vez mais diferença da contabilidade rural. Desse modo, o tempo de operação do seu escritório será muito menor, caso tenha um software específico para atividade rural. 

Imagine que você precisa gerar o LCDPR, os processos que você terá que realizar para ter os lançamentos com a data de realização do pagamento, o CPF/CNPJ do participante da operação, a conta por onde o recurso transitou e o tipo do documento em questão. Agora, considere que se trata de uma parceria em que o produtor A explora 50%, o B explora 30% e o C explora os 20% restantes.

Os retrabalhos e controles paralelos serão inúmeros, e você ainda nem tentou gerar o arquivo txt para fazer a transmissão no portal e-cac. Com um software específico para contabilidade rural o tempo de operação será otimizado. Além de diminuir a taxa de erros e ajustes manuais no arquivo txt para que seja validado pela RFB.

Software exclusivo para contabilidade rural

Com o software da farmcont você tem segurança e agilidade na escrituração do Livro caixa analógico ou digital. Nosso sistema de rateio proporciona que o lançamento seja feito somente uma vez e o cálculo do percentual de exploração dos produtores seja automático. Você ainda pode consultar relatórios por produtor durante o período de escrituração.

Utilizando nosso monitor fiscal, você tem acesso às notas emitidas contra o CPF do produtor no mesmo dia de emissão. Dessa forma, terá acesso as informações necessárias para o LCDPR e com cadastro automático de participantes.

Converse com um consultor Farmcont 

Deixe seu comentário