O que é Procrastinação e como ela pode revolucionar a Contabilidade do Produtor Rural.

A imagem do produtor rural é a de “mão-na-massa”, de quem faz acontecer porteira a dentro. Por outro lado, associar Atividade Rural com contabilidade para muitos produtores pode ser a “parte chata”, aquilo que foge da sua alçada, da sua rotina e zona de conforto. Portanto, é muito comum vermos produtores atrasando (ou até perdendo) a entrega da sua documentação fiscal ao seu contador: “afinal, é somente para o ano que vem”.

Muitas vezes adiamos tarefas que consideramos pouco prazerosas, e pode não ter nada errado nisso. Entretanto quando falamos em adiar o que pode nos trazer uma imensa dor de cabeça futura, aí estamos subindo “o nível” e, por isso, é importante ter em mente o conceito da procrastinação.

Mas afinal, o que é procrastinar?

Este é um tema antigo de estudos e apenas para esclarecer rapidamente e sem pretensão, tomaremos o que diz Timothy A. Pychyl, psicólogo e estudioso da Universidade de Carleton, Canadá, para quem procrastinar, dito de modo simples, é:

quando decidimos adiar algo mesmo sabendo que lá na frente vamos ter problemas com isso, seja lá por quais razões.

Por exemplo, seja porque achamos ser uma tarefa muito complexa e por isso “empurramos com a barriga” ou o oposto, achamos muito fácil e que trabalhamos melhor sob pressão, deixamos para última hora. Estudiosos defendem até o envolvimento genético nesse comportamento, tamanha a frequência dele em nossas vidas.

Tendo em mente que esse comportamento em vivenciar de modo estressante a gestão contábil na produção rural, possa ter essas raízes, se trabalharmos criando facilitadores de gestão rural todos ganham. Os escritórios de contabilidade rural que estão em uma ponta e os produtores rurais na outra. Criamos a farmcont justamente para consolidar essa ponte, essa parceria entre uma ponta e outra e fazer fluir em tempo hábil para todos o resultado final.

Ao entender o “modus operandi de adiamento crônico”, o produtor terá mais chance e sinta-se convencido de que gerenciar bem seu tempo e contabilidade é parte tão fundamental da sua atividade quanto semear, aplicar produtos recomendados e adequados e colher o resultado disso, ou o que quer que sua atividade rural prática envolva.

Como evitar a procrastinação?

Evitar a auto-sabotagem, ter consciência do processo de que muitas vezes está adiando o inadiável com prejuízo futuro, pode ser sempre considerado o início da mudança e o fim da procrastinação. Racionalmente o produtor rural sabe da necessidade de concluir sua contabilidade anual em tempo hábil, porém emocionalmente não é bem assim. E os sentimentos que afloram na hora da ação propriamente dita podem atrapalhar. A própria sensação de que estará submetido a pagamentos de taxas as quais desconhece como resultado final naquele momento, pode levá-lo a negar a tarefa até a última hora, como dizemos. Procrastinar poderá elevar ainda mais seu custo, e ter essa consciência é um passo fundamental para mudar.

Se contarmos com ferramentas simples, leves, intuitivas e descomplicadas, podemos adicionar um reforço positivo nessa mudança de comportamento e evitar a procrastinação. A tarefa passará a ser menos aversiva, e a ferramenta será uma aliada para evitar o adiamento crônico a que a gestão contábil do produtor pode estar submetida.

Acreditamos que o sentimento do produtor rural de que interagir com o seu escritório de contabilidade de forma 100% online, enviando documentos para adequações pertinentes a sua gestão contábil automaticamente e em tempo real (e sem ter que achar a nota em baixo do banco da camionete) reforçará a ideia de que vale a pena não “deixar para amanhã”. Assim, terá feedbacks de seu escritório praticamente imediatos que o farão perceber seus ganhos e atuarão como reforço positivo para mudar seu comportamento prévio.

A revolução da contabilidade rural chegou para ficar! Concluindo, a adesão dos produtores rurais e escritórios de contabilidade rural a ferramentas inovadoras será um facilitador e um passo importante para tornar ambas atividades mais rentáveis e descomplicadas assim que passem a ser rotineiras.

Deixe seu comentário