5 passos para transformar a Contabilidade Rural do seu escritório.

Para esse post, fomos atrás da opinião do produtor rural sobre os diferenciais na hora de contratar um escritório contábil. Elegemos os 5 principais passos para você adotar agora, encantar seus clientes e transformar a contabilidade rural do seu escritório!

1. Eficiência

Se tem algo que o produtor é “da porteira para dentro” é: eficiente. Não por acaso, é o fator número 1 levado em consideração ao contratar algo que ele não controla. É tempo de mudanças e de novas tecnologias, busque o que tem de melhor e mais novo para seu escritório ter mais tempo para apresentar um trabalho planejado e eficiente ao produtor, por exemplo, um monitor fiscal automático e em tempo real dos movimentos do seu cliente.

2. Contabilidade Planejada

Em uma propriedade rural, os fluxos financeiros são intensos. Geralmente há muitos movimentos fiscais entre compras de insumos, custeios, venda da produção, entre outros. Isso, por sua vez, gera impactos nas escriturações do Livro Caixa (LCDPR ou LC) e, então, nos impostos à pagar. Dentro da sistemática de uma propriedade é recomendado que haja um planejamento tributário para que o produtor saiba, com antecedência, o que está acontecendo nesse âmbito da propriedade e possa ainda em tempo planejar suas ações. Assim como qualquer empresa, a contabilidade rural precisa estar em dia com os movimentos realizados e isso é umas das principais dor de cabeça dos produtores brasileiros, dada a complexidade da estrutura tributária do país.

3. Atendimento

A contabilidade tradicional está com os dias contados. Aquele serviço “apaga incêndio” que na última semana busca os movimentos fiscais para finalizar a contabilidade não tem mais espaço. Aproximadamente 80% dos produtores rurais que entrevistamos disseram não ter tempo para organizar a “papelada” e entregar para o contador dentro de um tempo aceitável. O escritório contábil tem que estar mais próximo do agricultor, é o modo para que isso seja viável é através da tecnologia com ferramentas de controle online e em tempo real.

4. Software online e prático

Uma plataforma que seja na web, para poder trabalhar de qualquer lugar (inclusive na fazenda apresentando resultados ao cliente!) é fundamental. Ademais, um software é feito para dar praticidade e para simplificar os processos dentro do escritório contábil, é imprescindível a contratação de uma plataforma amigável e que atenda as duas principais declarações do produtor: Livro Caixa Digital do Produtor rural (LCDPR) e o Livro Caixa Analógico (LC).

5. Contador-Consultor

Dentre os 5 passos que irão transformar a contabilidade agrícola, esse é o que vai colocar o escritório como uma referência em excelência no setor. No momento que seu escritório é eficiente através dos 4 itens acima você está pronto para ser um contador-consultor. Portanto, com o software certo, como “sub-produto” de uma contabilidade bem feita, você terá relatórios para apresentar para seu cliente. É fundamental que seja de fácil entendimento e que mostrem um Raio-X do negócio do produtor: levar até o cliente os custos com fungicidas, com manutenção ou o quanto ele economizou através de uma contabilidade planejada, são exemplos.

Deixe seu comentário