Planejamento Tributário no Agronegócio

Aproximando o escritório contábil de produtores rurais.

Há tempos o agronegócio deixou de se tornar uma atividade simples e corriqueira. O produtor rural, dia a dia vem se tornando especialista no que faz: planta as melhores sementes; aplica os melhores produtos; atinge melhores produtividades. Não por acaso, o agronegócio evoluiu para hoje se tornar uma das principais atividades econômicas no Brasil e no mundo. Porém, isso trouxe a complexidade para fora da porteira.

Um dos principais gargalos de uma empresa rural hoje é o que tange ao âmbito tributário e fiscal, pelo fato de ser cada vez mais específico e complexo e são raros os produtores que possuem contabilidade própria. Normalmente contratam escritórios de contabilidade para realizarem as declarações e obrigações fiscais.

Será que os contadores acompanharam e se adaptaram a essa evolução?

São os escritórios de contabilidade os principais aliados do produtor na hora de prestar um serviço que visa a excelência, que visa o “algo a mais” e, que portanto, presa por uma contabilidade planejada e próxima do agricultor, para tomada de decisões mais assertivas.

O planejamento tributário diz respeito a 4 fatores principais:

1 – Mudança de Visão

Primeiramente é necessário mudar o jeito de ver o negócio como um todo, e o escritório contábil deve ser o vetor dessa mudança. Através de uma contabilidade planejada, o contador deve estar mais próximo do produtor, apresentando as informações mais assertivas e no tempo certo, aumentando a eficiência na tomada de decisão.

2 – Contabilidade em tempo real

As declarações exigidas pelo Fisco estão mais complexas. Existe uma necessidade de estar no tempo certo para que ajustes e decisões possam ser tomadas sem que os prazos sejam descumpridos.

Uma contabilidade em tempo real é fundamental para o processo de planejamento tributário. Economia de tempo, de trabalho e, por que não, até de papel são algumas das funcionalidades atribuídas ao Monitor Fiscal da Farmcont.

3 – Lançamentos assertivos

         Utilizar um método fácil e simples de realizar os lançamentos diários do produtor são um fator chave para eliminar possíveis erros. Até simples situações corriqueira do dia-a-dia do produtor, como uma nota perdida por exemplo, podem gerar percalços na hora de apresentar os resultados. Não deixe que isso comprometa todo o trabalho de planejamento.

4 – Relatórios para tomada de decisão junto ao produtor

         Ofereça relatórios para serem analisados junto com ao produtor. Simples processos que são gerados automaticamente podem agregar valor ao serviço do contador, além de agregar informações valiosas para os resultados do seu cliente, dentro da porteira. E, lembre-se, não existe resultado enquanto não houver a mensuração! Esteja ao lado do seu cliente!

Deixe seu comentário